Total de visualizações de página

sábado, 9 de agosto de 2014

Voz Yanomami: Davi Kopenawa e a resistência ancestral





Fonte: Internet



  • Davi Kopenawa é uma das maiores lideranças indígenas do mundo
    Davi Kopenawa é uma das maiores lideranças indígenas do mundo
"Gostaria de deixar uma mensagem pro povo da cidade. Gostaria de falar um pouco sobre mim. Sou um yanomami que gosta de lutar, defender o meio ambiente. Os garimpeiros de Boa Vista ficaram com raiva de mim, estão me perseguindo e querem acabar com a luta do meu povo, com a nossa cultura tradicional. O homem da cidade gosta de matar índio, então queria dar essa mensagem para, quem ler, pensar sobre mim, falar com nosso governo para que ele não deixe acontecer de acabarem com as lideranças que lutam. Eles querem me matar porque não gostam que eu lute. Querem que deixe destruir a natureza, sujar o rio, crescer as doenças nas comunidades indígenas. Eles não gostam de índio que luta. Em 11 de junho passado, entraram na sede duas pessoas me procurando para me pegar, levar pra fora e me amarrar ou matar, mas consegui fugir e voltei para minha comunidade. Aqui eu não tenho segurança, eu mesmo me cuido, não saio na rua à noite. Sei que corro riscos". (...)
_________________________________________

Resenha do livro de Davi Kopenawa e Bruce Albert, ‘La Chute du Ciel: paroles d’un chaman yanomami’, por Mônica C. Lepri

Publicado em março 6, 2014
_________________________________________
https://www.youtube.com/watch?v=pgwvgV18xMM

Flip 2014 - Davi Kopenawa Yanomami e Claudia Andujar


___________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário