Total de visualizações de página

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Argentina massacra direitos indígenas segundo depoimento de Sander

Via George Sander:

por favor se podes estou aqui em argentina... junto com os indios qom.. que perderam suas terras por especulacões de vários tipos... tb teve mortes de indios e todos agora estão acampados nas ruas da capital fedreal - buenos aires - na sexta feira vamos se juntar a eles en um grande protesto e faremos uma performance muito impactante... por isso... tamb´pem estou fazendo uma correspondencioa colaborativo e gostaria que voce ajudasse a divulgar a imformação nas redes de contato e na anistia internacional... pormos a boca no trombone...
abaixo segue resenha que escrevi ontem... por favor faça circular pois a s informa~ções aki não chegam a parte alhguma pois a imprensa aki não quer saber de nada con nada...
ao conbtrário...
bom...
estamos juntos.
un abraço
george sander





"Resistência, Ocupação e Levante social nas ruas da Capital Federal.

A população indígena originária da América : os Qom - habitantes de Formosa no nordeste da Argentina - que estão ocupando as ruas das Avenida de Maio com Avenida 9 de Julio, que se tornou um lugar histórico de luta. Desde 22 de janeiro esses povos indígenas vieram para a capital federal e ocuparam esta praça onde montaram suas barracas e, desde então estão ocupando há 4 meses esse espaço público para chamar a atenção da população e da imprensa acerca dos acontecimentos ocorridos em 23 de novembro de 2010, episódio este de usurpação de seus espaços físicos e de convívio mútuo. Essa comunidade foi brutalmente atacada, ferida e assassinaram dois de seus líderes Mario López e Roberto López. As casas e os documentos de toda a população foram queimados.
Existem muitos interesses econômicos nas terras indígenas, principalmente para a exploração de petróleo e minerais nobres que descobriram recentemente nestas terras. Essas comunidades padecem ao extermínio, vez que sempre existiu um ocultamento e negação dos opressores às suas tradições, sabedoria e costumes.
Na Constituição Argentina existe o Artigo 75, inciso 17 que garante o reconhecimento étnico e cultural dos povos indígenas, garantindo seus direitos as posses de terras que originariamente ocupam, nenhuma destas terras pode ser vendida, transmitida ou sujeita a penhoras ou impedimentos específicos. Existe uma lei Nacional sancionada pelo Senado e Câmara de Deputados da Nação Argentina, regulamentada pelo decreto 1122|2007 que não está sendo respeitada sequer cumprida nos quatro anos que a antecederam, que declara a emergência da resolução das posses e propriedades dos territórios indígenas. Em 2009 um novo artigo foi inscrito na lei 26554 (B.O 11\11\2009) que prorroga esse decreto até 2013.
Devido ao descaso por parte das autoridades políticas, os Qom , desde então abrigados em alojamentos precários nas ruas da cidade, reivindicam uma audiência as claras com a presidenta Cristina Fernández de Kirchner e aguardam um posicionamento firme a essa usurpação cognitiva e uma atenção emergencial aos seus direitos na Constituição Argentina. "







Saibam mais em:
http://qoomih-qom.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário