Total de visualizações de página

domingo, 14 de setembro de 2014

Tekoha Nhu Verá SOS Decreto de Despejo precisa ser revertido URGENTE !!!

Via: Movimento indígena

                                           Fonte: internet


Para quem acha que a luta acabou, esquece! 

Temos 15 dias de luta intensa para reverter a situação de risco que os Kaiowás do Tekoha Nhu Verá de serem despejados de suas terras tradicionais.

Ontem foi um dia tenso, e adrenalina e nervos à flor da pele!

O Cacique Shatalin e seu povo viveram hoje mais uma vez a pressão de terem à sua volta, a Polícia Federal pronta para expulsarem a todos.

Em situações assim, jamais devemos esquecer o caso dos irmãos Terenas em Buriti, que em ação de resistência para não serem despejados, tiveram um mártir para todos os povos indígenas, Oziel Terena.

Oziel foi morto a tiros numa ação desastrosa da Polícia Federal. Foi um guerreiro de fato que morreu na luta pelo seu povo e por suas terras sagradas.

Oziel é símbolo e é ponto de lembrança toda vez que há uma ameaça de reintegração de posse, uma por que se um juiz manda desocupar a área, a polícia vai executar e sabemos que os índios vão resistir e a partir daí, o conflito pode ser sangrento e isso sempre com a presença de crianças, mulheres e idosos.

É portanto claro, que quando um juiz determina a reintegração de posse de uma área indígena, este assume a responsabilidade de sujar suas mãos com sangue indígena.

É por isso que gritamos, que berramos aos quatro ventos, por que acredite, ELES NOS ACOMPANHAM, acompanham a mim e a você, eles sabem que nós comentamos, que compartilhamos e o que curtimos.

Nossa ação os constrange, os fazem hesitar, e os fazem repensar e portanto, evitamos o conflito que é o mais importante.

Na luta de hoje, o Cacique Ládio Veron, o nosso candidato a Deputado Federal, mesmo sendo ameaçado de morte pelo agronegócio, esteve presente em Nhu Verá durante toda manhã, mas por determinação das lideranças locais teve que deixar o local, para que sua vida fosse resguardada em caso de conflito.

O fato é que a pressão feita, e a ação determinante na busca de um caminho para evitar o despejo, conseguiu-se 15 dias de prazo, o que não significa que não haverá reintegração de posse, mas temos 15 dias para reverter isso e extinguir essa possibilidade.

Então, serão 15 dias de puro trabalho, onde pesquisaremos o histórico, as pessoas envolvidas, relatórios antropológicos, leis, decretos e o que houver, e exporemos a todos, além de pressão de todo tipo.

Nossa luta é com as palavras, com o conhecimento e com a rede de relacionamentos, é uma guerra que travamos com a paz das ações, que mesmo angustiante para quem luta, tem como principal objetivo, evitar a violência, a morte e a repressão contra homens, mulheres, crianças e idosos.

AMIGOS! PARTICIPEM!

NOS AJUDEM!

VAMOS EM BLOCO!



Nenhum comentário:

Postar um comentário