Total de visualizações de página

sexta-feira, 17 de maio de 2013

Aruã Pataxó defende o protagonismo indigena em Carta Aberta

Via: Movimento Indigena

                                     Fonte: Internet





CARTA ABERTA FINPAT – DSEI/BA/SESAI



A Federação Indígena das Nações Pataxó e Tupinambá do Extremo Sul da Bahia – FINPAT, vêm por meio de esta parabenizar os Povos Indígenas da Bahia pela concretização de mais um projeto de autonomia e protagonismo indígena na chegada de um índio no comando da Saúde Indígena na Bahia. O projeto é legítimo e respeitou a democracia, com consulta e participação coletiva, mesmo aqueles parentes que não entendem neste momento que rompemos um sistema vicioso de manipulação, omissão e extermínio dos nossos índios.



Devemos está juntos para resgatar a nossa dignidade de servir a nós mesmos, não podemos falhar, porque agora essa é nossa vez. O salto foi grande, mas também aumentou a nossa responsabilidade com a qualidade da saúde dos nossos Povos.



A nossa força está na União, os avanços entre nós devem está na confiança e no aprender fazer aliança e parceria com nós mesmos, pois se isso não acontecer vamos está sempre sendo manipulados por aqueles que querem tirar vantagens nas chefias de órgãos e instituições que são responsáveis pela execução das políticas públicas voltados aos povos indígenas brasileiros.



Este momento é de reflexão das nossas atitudes, não adianta o nosso discurso enquanto representantes indígenas em Brasília ser um e na hora de defendermos garantia de Direitos de Base ser a favor do colonizador.



Antes só tínhamos o Poder de Voz, hoje também temos o Poder da Caneta. Por isso, a relação de confiança e compromisso com a população indígena baianos, será muito importante para superar as dificuldades.



Neste momento devemos aproveitar a força e diversidade de todos para planejar e executar as ações tão importantes no atendimento à saúde dos povos indígenas. Portanto, meus parentes e amigos, a união faz a força, com as mãos unidas fortalecerá a nossa unidade. Enquanto estivermos nos conflitos e divergências, as pessoas estão morrendo nas aldeias por falta de atendimento médico.



Atenciosamente,



Gerdion Santos do Nascimento – Aruã Pataxó

Cacique da Aldeia Coroa Vermelha

Presidente da Federação Indígena - FINPAT
Gerdion Santos do Nacimento - Aruã Pataxó
Cacique da aldeia Indigena Pataxó da Coroa Vermelha
Presidente da Federação das Naçãoes Pataxó e Tupinambá do Extremo sul da Bahia

Nenhum comentário:

Postar um comentário