Total de visualizações de página

terça-feira, 31 de maio de 2011

Via Sassá Tupinambá:





5 de Junho: dia de luta na América Latina!!!!!Estamos organizados e mobilizados em vários lugares no Brasil e na América Latina para denunciar um plano de saque dos povos e dos bens naturais do continente chamado Plano IIRSA. A sigla IIRSA se refere à Iniciativa de Integração da Infraestrutura Regional da América do Sul que pretende conectar as zonas onde se encontram os bens naturais do continente (gás, água, petróleo e biodiversidade) com as grandes cidades e onde estejam as indústrias transformadoras de matérias-primas, além de ligar ambos aos principais mercados do mundo. Isso representa uma verdadeira devastação ambiental, cultural, econômica e social onde os grandes beneficiados serão as empresas transnacionais que utilizarão essa infraestrutura para explorar os bens naturais do continente e abastecer seus mercados.
Na data de 5 de junho, dia mundial do meio ambiente, também completam dois anos do massacre indígena em Bagua, localizado na Amazônia Peruana. Em 2009 foram assassinados dezenas de indígenas que protestavam contra a exploração dos recursos minerais e petrolíferos exatamente numa região impactada pelas obras do IIRSA.
No Brasil, as obras do IIRSA em conjunto com as obras do PAC (Plano de Aceleração do Crescimento) irão afetar mais da metade da área total das Unidades de Conservação. A maior parte dessas áreas são ocupadas por populações tradicionais (indígenas, quilombolas, pesqueiros, seringueiros, etc) que sobrevivem conservando a biodiversidade. Porém, para legalizar a destruição ambiental, o congresso nacional aprovou recentemente o novo Código Florestal que é uma das maneiras de agilizar as obras do PAC e do IIRSA.
Diante dessa agressão ao meio ambiente e aos povos, estamos nos manifestando para denunciar todas essas ações impulsionadas pelos governos e pelas empresas e que estão vinculadas ao Plano IIRSA.

- Em memória ao 5 de junho! Resistir na defesa do meio ambiente!
- Não perdoaremos o massacre dos povos amazônicos!
- Não ao IIRSA!

ENCONTRO LATINO-AMERICANO DE ORGANIZAÇÕES POPULARES AUTÔNOMAS (ELAOPA)
www.elaopa.org

--
israel raimundo IBERÊ-UANÁ SASSÁ TUPINAMBÁ



Tribunal Popular: o Estado brasileiro no banco dos réus www.tribunalpopular.org


twitter: http://twitter.com/israelsassa


Facebook: http://facebook.com/sassa.tupinamba


skype: israelsassa


Caixa Postal: 52552 CEP 08010-971 Sao Paulo - SP


assista aqui http://vimeo.com/17060958

Fonte: Lista de Discussão Parentes Unidos

Nenhum comentário:

Postar um comentário