Total de visualizações de página

terça-feira, 26 de abril de 2011

FESTIVAL NACIONAL DA CULTURA INDÍGENA-BERTIOGA 2011

Pudemos apreciar muitos momentos importantes do protagonismo indígena entre 21 e 23 de abril de 2011 em Bertioga/SP: diferentes culturas e povos indígenas, riquíssima arte plumária, cestaria, além de colares e objetos de culto de diferentes etnias, muitos espetáculos de dança, pintura, adereços, músicas, idiomas, utensilhos domésticos,bolsas de capin dourado ... e um grito em uníssono: BELO MONTE, NÃO !!!

Por estarmos num parque de nome Tupiniquin - o qual é terra indígena Tupiniquin e Tupinambá - causou-nos constrangimento encontrar em todas as portas do Parque o símbolo de uma cruz usada secularmente para o genocídio físico e cultural dos Povos Originários deste Continente.

Dentro do Parque um agrupamento de estátuas mostra indígenas em cena de genocídio cultural sendo vitimas de evangelização forçada, e a cena é apresentada sem qualquer identificação de que aquilo é um genocídio.

Sabemos quantas diferentes resistências indígenas tem que ser travadas na saúde indígena, na educação indígena, na demarcação dos territórios indígenas, mas seguramente esta não é uma questão menor, o genocídio indígena continua sendo apresentado de forma invisível, até como valor positivo de "é preciso civilizar os selvagens" ... selvagens ? Nós, selvagens ? Os invasores nos exterminaram aos milhões, se alguém necessita ser "civilizado" por certo este alguém são os genocidas invasores ... que desde 12 de outubro de 1492 vem derramando rios de sangue nosso neste Continente.

RESISTÊNCIA INDÍGENA CONTINENTAL !!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário