Total de visualizações de página

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Carta aberta aos Povos Nativos: extermínio do Parente Hamilton Kaiwá

                                          Fonte: Lista de Literatura Indígena

Carta Aberta do Tuxaua Kaxalpynia Runayke para os Povos Indígenas

Amilton Lopes. Grande lideranza
morto: por motivos defende dereitos indigenas
nacional e internacional. Dereitos
povos indigenas nativos exterminados
por militares de ditadura de hoje
continua a perseguição aos povos indigenas
pedimos intervenção tratados da ONU.
Presidenta: Dilma. PT. percigueção. Povos
indigenas em todo territorio Brasil
e expulsar indigenas nativos
Decrto: 7056  - PEC 215 - Portaria 303
por tanto - Ley. 6001  1973 da ONU
da ditadura militar da perseguição povos
indigenas nativos processos internacional

Agradesco sua atenção

Segue imagem da Carta








---------- Mensagem encaminhada ----------
De: MMARIA APARECIDA Rezende <rezemelo@gmail.com>
Data: 17 de setembro de 2012 12:11

Que tristeza meu Deus! O grito agora só para Deus Pai, pois a Lei dos homens nada se faz! Morre Amilton Lopes, encontrado morto como diz a reportagem. Liderança da paz, mas da palavra verdadeira. Homem calmo, filósofo nato. Qual foi seu crime? Lutar e zelar pelo seu povo. Terminando curso de Licenciatura Indigena Teko Arandu/UFGD. Um exemplo de pai, bom professor.
Muitas lágrimas serão derramadas por ti meu amigo, meu aluno querido, mas elas não o trarão de volta para seu povo, seus filhos e esposa. Não trarão de volta o seu tekoha. De um a um vocês vão se encontrando do outro lado da vida e aqui na terra sobram todos os algozes que os assassinam. Esses ficam impunes. O seu caso talvez quem sabe ficará como todas as outras lideranças - não se encontra testemunha do crime. E os morredores todos são lideranças. Morrem de "acidente" de carro. De briga por "bebedeiras" numa mentira muito grande. Sabemos que houve caso de acusãção de bebidas que a liderança sequer tinha alcool em seu organismo.
O que temos que fazer? Por aqui, nós da UFMT dos Movimentos Sociais e ambiental vamos nos organizando e pensar formas de ajudar. Temos que entrar em contato com órgãos internacionais para nos ajudar.
Tanta dor meu Deus! Até quando vamos ficar com o coração nas mãos pensando qual será o proximo.
Tenham cuidado porque o tempo é de destruição. Eles querem as terras dos povos indígenas e as mortes se espalham pelo país.
Contem sempre comigo.
Abraços revoltados e triste.
Cidinha
Em 17 de setembro de 2012 07:36, mariana paladino<menadeam@yahoo.com.br> escreveu:

 Para: anaindi@yahoogrupos.com.br
Líder indígena Guarani Kaiowá é encontrado morto dentro de rio na região de Bela Vista

O líder indígena Amilton Lopes foi encontrado morto neste domingo (16), dentro de um rio, próximo à aldeia de Pirakua, em Bela Vista, município que fica a 322 quilômetros de Campo Grande. A informação é da Aty Guasu, assembléia que reúne lideranças indígenas da região sul do Estado.

Segundo comunicado oficial, Amilton Lopes era liderança indígena em nível nacional e internacional e, além disso, era porta-voz da Aty Guasu desde 1980. A causa da morte ainda é desconhecida.

O indígena era uma das lideranças Guarani e Kaiowá que vinha sendo ameaçado de morte, segundo divulgou a assembléia, que cobra investigação policial.

A Polícia Civil de Bela Vista, que vai investigar o caso, informou que foi comunicada do fato hoje à tarde, mas o corpo de Amilton ainda não chegou à cidade. Segundo os policiais, o caso também foi comunicado à
Funai (Fundação Nacional do Índio) de Antonio João.

http://www.campograndenews.com.br/cidades/interior/lider-indigena-e-encontrado-morto-dentro-de-rio-na-regiao-de-bela-vista
(...)
--

Maria Aparecida Rezende
Universidade Federal de Mato Grosso
Departamento de Teorias e Fundamentos da Educação/DTFE
Universidade Aberta do Brasil/UAB
Tel. (65) 3615 8438 | 9619-8977 - Cuiabá/MT

(...)
"Sou guerreiro: a minha espada é o amor, o meu escudo é o humor, o meu espaço é a coerência, o meu texto é a liberdade [...] Peço-lhes perdão, mas... Declaro-me vivo!" Chamalú/Índio Quechua

terça-feira, 25 de setembro de 2012

Ploblemas técnicos no nosso Blog: contamos com a compreensão dos Parentes



Nós do Blog Resistência Indígena Continental estamos com problemas técnicos neste Blog e estamos trabalhando para restaurá-lo na sua configuração original. Contamos com a compreensão dos Parentes.